Entre e Fique à Vontade...

Entre e Fique à Vontade...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O que se leva para a vida após uma longa corrida...

 Por Cris Nunes

A vida é engraçada, coisas inesperadas acontecem pra nos despertar, nos fazer refletir...
Quase sempre o que conquistamos nos leva a outros caminhos e valores diferentes da conquista “real”.
Inscrevi-me na Meia Maratona de Montes Claros pra tentar perder o medo de mim mesma, pra praticar a aceitação caso não conseguisse completar a prova, pra me superar e, no máximo, pra tentar chegar ao final, o que já seria muito.

Nunca havia corrido 21 km antes.

Quem gosta de competir, na verdade, sente medo por que gosta tanto de vencer que só pensa na tristeza que seria se isso não acontecesse. Mas naquele dia foi diferente. Eu não estava ali pra vencer, não me preparei. Claro que de vez em quando pensava - "vai que ganho", mas como não estava ali pra isso, relaxava em seguida. Minha única adversária seria a de sempre e que já estou muito bem acostumada com ela: EU. A meta era "somente" completar a prova.

 Após a largada percebi que a luta seria contra meus pensamentos mais do que qualquer outra coisa. Correr pra mim é hobby, sempre foi, faço por prazer. Mas, naquele dia não foi, não senti prazer. Sentia e pensava tantas coisas ao mesmo tempo que foi tenso, bastante tenso no início. Tive que falar o tempo todo a mim mesma que eu gostava daquilo, que eu dava conta, que seria legal, mas foi muito difícil me convencer. Senti vontade de parar por diversas vezes, algumas por preguiça, outras por pensar no que eu estava fazendo ali naquele sol escaldande correndo? A troco de que? Poderia estar na sombra, sentada, tomando uma água de côco.

          A cada pessoa que passava na minha frente desejava, sinceramente, de todo coração, boa sorte e força, pois sabia o quanto estava sendo difícil estar ali. Imaginei que pra todo mundo também não devia estar sendo fácil. As emoções, à flor da pele, pareciam contagiar os corredores, e num clima de "estamos no mesmo barco" todos seguiam com olhares, sorrisos, gestos e frases de incentivo. Emoção, foi o que senti em cada passo após esquecer da corrida em si e me ater às sensações. A prova se tornou uma metáfora. Aquilo já não era mais uma simples Meia Maratona, mas simbolizava a minha vida. E percebi que por mais que muitos queriam ganhar o prêmio, a superação era individual, não existia muita disputa com o outro. E nem poderia.

Como querer superar alguém que desconheço a história de vida, o preparo físico, o treinamento que fez, a predisposição genética, o espírito de superação, etc? Seria no mínimo leviano. Nos momentos de maior cansaço físico e, consequentemente mental, recebi manifestações tão carinhosas, que me deram força pra continuar e isso me fez querer incentivar os outros também. Como não remeter aquilo tudo à vida?

A verdade é que durante a corrida e diante de todas as intensas sensações, físicas, emocionais e psicológicas, passa um filme na nossa cabeça. Lembramos muito de tudo que já vivemos, das pessoas que amamos, todas as tristezas, vitórias e emoções por que passamos se afloram, vêm à tona. E cada passo que conseguimos dar se transforma em um pedacinho da vida que foi, e, os passos que vêm pela frente em pedacinhos da vida que vai ser.

Então já não existe mais vontade de desistir, e sim, muita vontade de conseguir chegar, de prosseguir. Tive certeza que para cada um, mesmo para os primeiros colocados, a experiência, as emoções e a lição final, que devem ser diferentes e bem particulares, valeriam muito mais do que o prêmio. Digo isso como amadora, talvez para profissionais nem tanto.

Na chegada, momento de maior emoção, o que me fez mais feliz não foi completar a prova, por incrível que pareça. Foi poder ver meus irmãos, me esperando e acreditando que eu chegaria; foi ver meus amigos e pessoas tão especiais no sol escaldante sorrindo e acenando pra mim. Sei que eles não foram esperando a vitória. Foram me ver.

E após completar uma prova de Meia Maratona, correndo 21 km por 2 horas, pude perceber o quanto é bom ter irmãos, amigos e bons sentimentos. Foi uma maravilhosa experiência que me fez dar muito mais valor a pequenos detalhes fundamentais: a importância de um sorriso, de uma palavra de incentivo, de vigiar os pensamentos SEMPRE, de valorizar as pessoas que amamos, de desejar o melhor a todos (o quanto isso faz bem!!) e que na vida o nosso maior adversário é a gente mesmo.

Muitas vezes precisamos de passar por momentos de intenso sofrimento, pra valorizarmos o que realmente deve ter valor.

Uma doença grave, a perda de uma pessoa especial, uma grande tragédia, são momentos de grandes emoções e de muitas reflexões.

Uma Meia Maratona não pode ser comparada a estas dificuldades acima citadas. Mas por tudo que senti durante a prova e por ter me levado a limites de todas as formas, ela também gerou reflexões e lições de vida valiosas...

A corrida pra mim resumiu o que devemos levar para nossas vidas...
Por maiores que sejam as dificuldades, tanto a trajetória quanto a chegada, valem muito a pena!! Certamente por que seremos pessoas bem melhores do que antes.

Recomendo a todos participarem pelo menos uma vez na vida de uma prova deste tipo... Vale muito a pena!!

                                             


8 comentários:

  1. Daniel: Parabéns pela corrida Cris..lembro de termos nos falado alguns dias antes da prova e termos dito que só terminar já seria uma vitória, ainda mais pelo fato de vc nunca ter corrido uma meia maratona..mas vc foi além. Não só completou a prova como também subiu ao pódio..agora é esperar as próximas competições..Parabéns!!Sucesso...

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida do coração!
    Estou extremamente encantada com a sua sensibilidade em perceber o verdadeiro valor deste momento que viveu.Não o valor R$ do prêmio que ganhou, ou a posição em que chegou.Mas sim, a grandeza da sabedoria que adquiriu diante daquele momento de sofrimento e dureza como este pelo qual passou. Tempo em que sua mente e coração perceberam juntos o enriquecimento que um momento de dureza nos oferece através de exaustiva reflexão de nossas atitudes diante da vida, nossos relacionamentos com as outras pessoas, com nós mesmos, com o sofrimento do próximo e valor que cada uma daquelas pessoas que estão diariamente ao nosso redor, que muitas vezes não mais as tratamos de forma especial. Percebemos num momento como este que cada unidade do tempo (medido e vivido) é extremamente importante; e que é a soma destas unidades que dá existência ao TODO, que resume-se no AMOR. Amor a nós mesmos através do amor aos que nos cercam, aos que passam pela nossa vida e sempre deixam um aprendizado, amor àqueles que têm pensamentos diferentes dos nossos, mas, que nem por isso não tenham o seu valor diante da vida. Resumindo querida amiga, estamos em constante aprendizado e todas as pessoas fazem parte de alguma forma na construção de nossa sabedoria; e o que é grandioso na vida é a superação dos nossos limites que nos travam de ser verdadeiramente livres de acordo com a liberdade que Deus nos oferece....mas sempre teremos aquelas pessoas especiais para nos esperar qualquer que seja o caminho que tomamos, pois o que querem é somente mostrar que nos amam e estarão ali para mostrar que você é importante para elas; não importa se acertou ou errou.
    Beijos da sua grande e super amiga que te ama.
    Samynha

    ResponderExcluir
  3. Nosssssss que loucura!!! Pai da Glória... 21 km em duas horas correndo??? Só acredito pq fui pessoalmente conferir, kkkkkk.

    Amo-te aceleradamente...

    ResponderExcluir
  4. Respondendo aos comentários...
    Bruno(Stampadoo), a corrida me fez entender a sua vontade de participar do Iron Man rs, realmente deve valer muito a pena.Penso como vc agora, para cada pessoa vai rolar um tipo de reflexão diferente, mas não menos significante. Espero que treine pra participar das provas que vc sonha. To na torcida, viu?! Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Dan, obrigada pelos parabéns. Lembro bem da nossa conversa antes da prova e o legal foi realmente isso, não fui pra competir e sim pra me superar e acabou dando certo. Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Samynha, amiga, este seu comentário tá melhor que o texto rs, merecia ser postado como tal. Obrigada pela atenção e pelas lindas palavras. Seu comentário tá emocionante e mto bem escrito. Você deveria escrever mais. Parabéns pelo comentário/texto e obrigada. Amo vc!! Bjão!!

    ResponderExcluir
  7. Bombs, que bom que vc foi conferir kkk. Foi ver pessoas tão especiais como você na chegada que deu mais valor ainda à experiência. Amo vc, chicreteee!! Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Cris!!!
    Amei seu texto, até comentei com a larissa... atraente e muito bem escrito. Suas filosofadas em relação a maratona foram tocantes. Beijos e parabéns de novo.

    ResponderExcluir